A nossa história


Vista Panorâmica do Lar da Paz - Salesianos

A ideia de fundar a "Aldeia da Paz" começou no Canadá, na década de 80, numa conversa entre o Sr. Bispo do Funchal, D. Teodoro de Faria, e os Cónegos Manuel da Mata e José Manuel de Freitas. A convite do Sr. Bispo, o Cónego Mata veio ao Funchal para ajudar na criação da mesma.
Em 1989, fundou-se no Funchal, a Equipa de Direcção que traçou o Projecto Regional e deu início à fundação de Grupos de Benfeitores em toda a Diocese, havendo já um terreno cedido pelo Governo Regional.
         Em 06 de Fevereiro de 1992, a "Fundação Aldeia da Paz" é reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social, conforme publicação no "Diário da Republica”.
Inicialmente o Projecto da Aldeia da Paz é composto por 10 Residências para crianças, 1 Casa Comunitária, 1 Casa do Casal Vigilante e 1 Sala de Jogos.
A inauguração da “Aldeia da Paz” decorreu no dia 31 de Julho de 1994, presidida pelo Bispo do Funchal que deu a posse da Direcção da "Aldeia da Paz", às Irmãs pertencentes ao Instituto Missionárias dos Pobres. Mas já abrira as suas portas a 24 desse mês.
A 6 de Julho de 1999, as Irmãs Missionárias dos Pobres, deixaram a direcção.
Entre 1999 e 2001 a Aldeia da Paz caracterizou-se por uma fase conturbada a nível de Direcção, de reorganização e funcionamento da casa.
A 8 de Setembro de 2001, dia da Festa de N. S. da Natividade, a Comunidade Salesiana tomou posse do Lar da Paz, por acordo entre a Diocese do Funchal e a Província Portuguesa Salesiana.